Santa Catarina é conhecido por abrigar um dos litorais mais bonitos do Brasil, e a Praia da Pinheira é uma das responsáveis por isso. Afinal de contas, estamos falando sobre um dos lugares mais preservados da região.
Para quem deseja fugir das badaladas orlas de Florianópolis e Balneário Camboriú, a Praia da Pinheira é o destino perfeito, pois o local garante não só o sossego e momentos contemplativos como também uma grande oportunidade para entrar em contato com a natureza de forma imersiva.
Onde fica a Pinheira
A Praia da Pinheira fica no município de Palhoça, a 50 km ao sul de Florianópolis, e é uma das poucas regiões com natureza paradisíaca e intacta de Santa Catarina, já que faz parte de uma área ambiental protegida por lei, dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Como chegar
Por estar muito próxima da capital catarinense, é muito fácil chegar até a Praia da Pinheira. O acesso é feito pelas rodovias BR 282 e BR 101 até a entrada para Palhoça no Km 238. Chegando lá é só seguir pela SC 433 sentido litoral contornando a Praia do Sonho.
A viagem também pode ser feita de ônibus a partir do Terminal Rodoviário de Florianópolis, Curitiba (4h30 de viagem) e Porto Alegre (percurso de 5 horas).
O que fazer
Em Pinheira você encontrará 4 orlas: a praia da Pinheira, Prainha, a praia de Baixo e a praia de Cima, além da famosa Guarda do Embaú. Veja quais são as atividades que podem ser realizadas nesta região:
Percorra a trilha entre a praia da Pinheira e Guarda do Embaú
percurso de 10 km entre a praia da Pinheira e Guarda do Embaú inclui paisagens intocadas pelo homem e algumas atrações isoladas como a Prainha e o Vale da Utopia (saiba mais no tópico a seguir). Um dos acessos mais fáceis é a partir da Praia de Cima, com trajeto paralelo à praia cheio de morros, campos abertos, mata fechada, pedras e trechos de areia. Apesar do percurso cansativo, vale a pena incluir a trilha mais famosa da região em seu roteiro.
Desbrave o Vale da Utopia e a Praia do Maço
Desbravar o Vale da Utopia durante a sua trilha é garantia de incluir uma pequena aventura em seu roteiro. O local é rodeado por Mata Atlântica e seu trajeto é marcado por um penhasco com visão paradisíaca do mar, pedras e grutas — inclusive a mais famosa de todas é a Gruta da Rapinha. O final desta difícil rota inclui uma bela recompensa: a isolada Praia do Maço, com apenas 50 metros de extensão e vegetação intacta no entorno.
Escrito por: Sheila Almendros